Eficiência e Ineficiência

A eficiência de algo é uma variável de sustentabilidade, a qual pode contribuir para a avaliação do uso satisfatório dos recursos naturais, sem perdas decorrentes do mal uso da tecnologia disponível para aquela determinada realização humana.
Ser eficiente é maximar o uso dos recursos disponíveis e isso é sustentável. Sem eficiência, gasta-se recursos de maneira indevida e isso acaba por gerar insustentabilidade.

Portanto, o importante é uma avaliação correta da curva ou fronteira de possibilidade de uma realização humana, para então, na sequência fazer uma avaliação dos resultados havidos e se há algum tipo de desperdício no processo, que possa ser mitigado.

Claro que, dentro de um conjunto sistêmico de avaliação, há variáveis incidentes em cada situação que devem ser observadas, para não se cometer equívocos de avaliação. Por exemplo, ao se avaliar o desempenho de algum profissional, apenas observar resultados em números não é algo adequado. 

Há também um contexto qualitativo a ser observado. Não só de sua produção, mas também de sua satisfação, salubridade e segurança naquela atividade.