Oikos, Nomos e Gaia

A palavra Economia vem do Grego. "Oikos", o primeiro prefixo, vem interessantemente da palavra "casa", enquanto o segundo "Nomos", diz respeito à regra, administração. Ao se unir as duas palavras, observa-se a ideia de administração da casa, ou regra da casa.

Se a casa é tida enquanto o planeta Terra, o Gaia maior, entender as regras da casa ou cuidar da administração da casa deve ser algo essencial a ser aprendido pelo ser humano.

Se há regras, há limites a serem aplicados na sua administração. Caso contrário, rompendo-se os limites, haverá risco inerente à própria manutenção da casa.

Daí é fácil entender porque a Economia é um dos três pilares de organização da sustentabilidade. Sem ela, não há como se organizar a casa.

Nesse sentido, modernamente a Economia é entendida como a ciência que estuda a alocação eficiente de recursos escassos

Claro que o termo Oikos também deriva para a ideia de riqueza e fortuna. coisa também inerente ao Gaia, pois a fortuna, ou a riqueza maior fornecida ao ser humano, é o conjunto de condições para a manutenção da vida.

Sem o Gaia e sem o seu equilíbrio, não há vida humana. Logo, o papel da Economia é o estabelecimento de regras limitadoras a serem aplicadas na administração da casa. Se isso for entendido, um passo inicial foi dado para se compreender a importância da sustentabilidade.