O Cigarro e a Insustentabilidade

Segundo pesquisa realizada no Brasil, 87% das pessoas se arrependem de ter começado a fumar. Além de ser completamente prejudicial à saúde e ao bolso, tal ato nocivo completa sua insustentabilidade ao gerar a queima de resíduos químicos diversos, além de gerar as famosas "bitucas" poluentes de ruas e jardins. No Brasil, ainda prevalece 11% da população adulta das capitais adicta ao fumo.

Na pesquisa divulgada, é interessante observar que mesmo aqueles acometidos por doenças relativas ao cigarro, continuam a manter tal vício e, dentre aqueles que procuram ajuda, 50% conseguem deixar de fumar.

Há algum benefício individual ou social em fumar? Nenhum, deslocado de um passado, no qual havia certo "glamour" construído pela indústria do tabaco, ao pagar para os artistas fumarem nos filmes, o tempo e as pesquisas médicas conseguiram comprovar os malefícios graves dessa prática para os fumantes. O cowboy de certa marca morreu por uma doença decorrente do fumo.

A Nicotina atua no cérebro humano, em receptores nicotínicos. Isto mesmo, há receptores cerebrais específicos para tal tipo de substância, os quais servem para provocar uma leve depressão do sistema nervoso e por isso, para muitos, o cigarro ganha, além do vício físico, também a dependência emocional no suporte ao estresse da vida cotidiana. Que tal escolher uma outra forma saudável e sustentável de enfrentar as tensões do dia a dia?

Enquanto externalidade de consumo, a qual não afete os lucros dos produtores, de outro reside todo o custo social que o cigarro gera aos cofres públicos e, em decorrência disso, à toda à sociedade, em termos de serviços de saúde e previdência. E os empregos gerados na indústria do fumo poderiam sim, ser substituídos, gradualmente, com a mudança das culturas agrícolas.   

Assim, muito mais que querer, parar de fumar é algo essencial, básico, para se tratar do tema da sustentabilidade. Por isso, nas avaliações individuais de sustentabilidade, fumar significa pontuação negativa (-1), enquanto não fumar pontuação positiva (+1), sendo a pontuação neutra (0), atribuída para aquele fumador habitual que conseguiu abandonar o vício definitivamente.

Post publicado no dia 31 de maio de 2014 - Dia Mundial sem Tabaco.

Para saber mais sobre a pesquisa realizada, clique aqui.

Sobre a lei que proíbe fumo em locais fechados no Brasil todo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/05/1463160-governo-regulamenta-lei-que-proibe-fumo-em-locais-fechados.shtml  Acessado em: 31/05/2014.