A Sustentabilidade é Transversal, Transdisciplinar e Multidimensional

Existem temas que são transversais, mas há outros que também são transdisciplinares e outros ainda mais, multidimensionais. A sustentabilidade é um deles, pois envolve qualquer aspecto de intervenção do ser humano, na sua realização existencial perante os recursos disponíveis no planeta.

A partir de seu contexto transversal, a sustentabilidade pode ser aplicada em vários contextos teóricos, somando-se qualquer temática ao assunto, que pode ser analisado e então gerar novos construtos observáveis.

Daí que o tema também se reveste de maneira trandisciplinar, pois são novos níveis de realidade criados a cada análise teórica, a contextualizar a sustentabilidade em novas áreas da realização humana. Tudo isso, gera ampliação de um olhar científico da complexidade, característica fundamental da transdisciplinaridade.

Esses níveis de realidade infinitos a serem construídos e analisados, nos quais a sustentabilidade pode ser observada, refletem sua natureza multidimensional. O detalhe é que uma vez aplicada na prática em um nível de realidade específico, o resultado tende a ser transversalmente estendido a outros níveis de realidade, pois a inter-relação de todos os níveis é característica da complexidade.