Services for Nature: o Biocentrismo na prática

Sabemos da teoria dos serviços ambientais, aqueles que são prestados gratuitamente pela Natureza (Biosfera) para a Humanidade. Trata-se aqui de uma visão utilitária dos recursos naturais, como se eles fossem agentes sem subjetividade e direitos, apenas partes componentes de uma máquina complexa.

O que propomos aqui é uma revisão e inversão deste conceito. Uma vez que a Natureza presta serviços ambientais à Humanidade, isso dever ser pago, não só no sentido pecuniário do termo, mas também no sentido existencial da reciprocidade, passando cada ser humano a ser o restaurador ativo de suas pegadas de impacto.

No fundo desta ideia está o conceito de Biocentrismo, entendido como a visão de que todas as formas de vida devem receber igual tratamento, ressalvados apenas os casos de estado de necessidade da sobrevivência humana.

Esse contexto nasce também da noção sistêmica de Amor. Conforme concebido por Bert Hellinger, toda relação de amor requer pertencimento, reciprocidade e ordem. Sem tais atributos, todo relacionamento tende a ser disruptivo, o que facilmente poderíamos observar na relação entre Natureza e Humanidade.

Desse modo, seríamos e somos todos devedores dos impactos e da destruição que estamos a produzir na Bioesfera do Planeta. Você, desse modo, tem sua cota de dívida, seu karma, suas obrigações que um dia deverão ser pagas, aqui, agora, mais à frente ou por seus descendentes nas gerações futuras.

Isso deve ser pago com serviços para a Natureza, a serem entendidas como todas as suas ações, efetivamente conscientes e dirigidas para mitigar suas pegadas, mas não só isso, para também colaborar com o desenvolvimento da fauna e da flora, nos territórios onde você habita.

Desse modo, trataremos aqui do direito ao desenvolvimento de todas as outras formas de vida, as quais sua ação deve ser dirigida a possibilitar, seja na recuperação dos ecossistemas degradados ou das áreas ambientais e formas de vida.

O Biocentrismo em si, exige um novo nível de consciência planetária ainda incipiente. Todavia, tais ideias são a semente dos pensamentos que iluminarão as novas gerações, no seu caminho a um planeta mais sustentável e habitável em equilíbrio. Assiste agora a nossa aula sobre o assunto: