Insustentabilidade Alimentar no Mercosul, "los barrigudos" e obesidade.

O IMC (Índice de Massa Corporal) representa uma forma bastante útil de verificar a sustentabilidade alimentar humana individual. Apesar das críticas a seu uso sem o apoio de outras medições (como a avaliação das dobras cutâneas), o IMC pode facilmente servir a uma rápida avaliação da situação da alimentar da população. Assim foi feito no Mercosul, numa análise sobre a obesidade masculina.
Para ler a reportagem, clique aqui.

A insustentabilidade alimentar verificada, especialmente na população masculina argentina, tida como a mais "barriguda" da América do Sul, decorre dos hábitos alimentares incorretos adotados. 

A cultura do churrasco, com intenso consumo de carne bovina, além da ingestão de grande quantidade refrigerantes e biscoitos, em contraste com a pouca ingestão de legumes e vegetais demonstram a causa desse quadro de obesidade.

Daí que isso deve ser tratado enquanto alerta de saúde pública, pois esse quadro de insustentabilidade alimentar pode levar, em longo prazo, no aumento dos casos de doenças crônicas, especialmente a hipertensão e o diabetes, assim como as cardiopatias e a ampliação de outras doenças devidas à obesidade.