Troque suas lâmpadas

Em épocas de alta da conta de energia, o importante é tentar economizar por todos os caminhos possíveis. Dentre eles, uma das primeiras ações a serem feitas é a troca das lâmpadas de sua casa. De incandescente para LED ou, no mínimo, para fluorescentes compactas.

As lâmpadas incandescentes são aquelas produtoras de luz pela passagem da energia pelo filamento. Em razão disso, acabam por consumir muita energia e devem ser trocadas. Sua fabricação está com os dias contados no Brasil.


Seu descarte deve ser feito em qualquer supermercado, sem necessidade de qualquer cuidado  a maior no manuseio, salvo para não quebrar o vidro e se cortar com ele.

A segunda geração de lâmpadas elétricas domésticas foi a fluorescente de tubo, ainda muito utilizadas em ambientes comerciais. Apesar de economizar energia, seu manuseio é perigoso, uma vez que podem facilmente quebrar e liberar o mercúrio que está em seu interior (metal altamente tóxico ao ser humano). Por isso, não são recomendadas e também devem ser banidas com o tempo.


Para o seu descarte, retire-a com cuidado e não jogo no lixo. Leve-a a um supermercado coletor e coloque-a com cuidado no recipiente para não quebrar e poluir todo o ambiente. Se ela se quebrar, afaste-se do local até a poeira com mercúrio abaixar (uns 30 minutos), depois coloque luvas e máscara, e retire o pó com papel absorvível úmido. Coloque tudo num saco vedado e leve ao supermercado e coloque no local coletor.

A terceira geração de lâmpadas elétricas domésticas é representada pelas fluorescentes compactas, com pequenos tubos em formado de "u" ou em espiral. Seu consumo é muito menor que as lâmpadas incandescentes e um pouco menor que as lâmpadas fluorescentes de tubo. Atualmente seus preços estão bem mais acessíveis e podem ser adquiridas em promoções nos mercados. 


Seu único problema também é o descarte, que deve ser feito nos supermercados coletores dessas lâmpadas, pois elas também possuem mercúrio em seu interior. Portanto, siga os mesmos procedimentos das lâmpadas de tubo caso quebrem.

Por último, a quarta geração das lâmpadas elétricas e a mais avançada. É mais econômica, tem durabilidade maior que todas as anteriores e não possui mercúrio em seu interior. Seu único problema ainda é o preço, bem elevado (cerca do triplo das lâmpadas fluorescentes compactas).



Como visto acima, são vários os modelos e possibilidades das lâmpadas LED. Desde simular formatos das lâmpadas incandescentes, fluorescentes de tubo ou compactas, tudo para que você possa substituir e manter a estrutura já existente.

Seu descarte também deve ser feito nos supermercados coletores. Isso vai demorar, pois sua durabilidade é grande. Mas, uma vez ocorrido, deve-se recolher tendo em vista os componentes internos metálicos, que podem gerar resíduos ambientais a serem evitados.