Transdisciplinaridade é uma epistemologia científica. Uma forma de observar o conhecimento que requer a adoção de três posturas.
A primeira delas é a complexidade do conhecimento, o qual, para ser melhor compreendido, necessita ser analisado dentro de uma visão sistêmica e por meio do maior número possível de variáveis que lhe influenciam. Assim, um conhecimento sustentável só pode existir quando há uma análise sistêmica do fenômeno a ser estudado.
A segunda postura é a dialética dos níveis de realidade, formulada a partir da complexidade, permitindo entender que qualquer observação sobre um fato, requer o entendimento sobre qual nível informacional esse fato está sendo observado. Uma vez mudado o foco, esse fato pode ser observado por outros níveis informacionais e daí a diversidade de entendimentos sobre uma mesma ocorrência. Nesse sentido, a sustentabilidade pode ser observada por diversos ângulos, sendo que cada um não invalida o outro.
A terceira postura é a transcendentalidade ou transpessoalidade, ou seja, o ir além, que todo conhecimento deve permitir ao ser formulado. O ir além significa a aquisição de novos níveis informacionais sobre a realidade, no entendimento de um fato, possibilitando assim uma nova consciência sobre aquilo.
Esse ir além, a partir de uma noção de complexidade e da dialética dos níveis de realidade, possibilita um novo alcance de realização humana e permite o surgimento de novas propostas de aprimoramentos sustentáveis na realidade.