Para que se possa promover o soerguimento de uma Inteligência Ambiental coletiva, há que se trabalhar nos espaços individuais, de maneira pedagógica, mediante três passos, essenciais, para se superar o inconsciência da crise ambiental, o ignorância do que se pode fazer e a efetivação de novas posturas em nossas vidas.
Todas e Todos nascem inconscientes para tudo. Nossos cérebros são como discos de dados virgens de um computador. Um sistema operacional (linguagem local) e vários outros programas específicos (drives vivenciais), devem ser instalados durante a nossa existência, para que possamos viver e interagir com os demais, de maneira satisfatória.
Há drives que recebemos da nossa natureza biológica e que fazem parte dos nossos instintos, há drives que recebemos de nossas interações personalíssimas de vida e há drives que poderemos buscar pelo estudo e aprendizagem.
Só nesse último campo é que podemos superar nossa ignorância sobre a crise ambiental produzida única e exclusivamente pela própria Humanidade. Nesse sentido, Educação Ambiental é algo essencial para nosso avanço, se realmente buscamos desenvolver nossa Inteligência Ambiental.
Todavia, não basta sabermos de algo, sua importância e relevância. Não basta interiorizar um conceito e manter isso na teoria. Se fizermos somente esse passo, ficaremos presos na dialética estética, na discursividade vazia e nos chavões, que só servem para aparentarmos sermos politicamente corretos.
Como diria Freud, há que se fazer um teste de realidade, para se evitar a chamada dissonância cognitiva, uma diferença entre o que se fala e o que se faz. Para tanto, praticar o que se aprende na teoria é essencial para a formação de uma Inteligência Ambiental.
É aqui que convidamos a você a completar o ciclo de ampliação de nossas Inteligências Ambientais, dentro desta técnica DEEP, pois é a partir do momento em que você coloca para valer as práticas em curso, que você sentirá mudanças significativas em sua vida. Novos insights e sensações bem-estar neuroquímicas de dever realizado apareceram em seu caminho.
A cada novo passo em direção ao aumento de sua sustentabilidade vivencial, mais e mais prazeres das pequenas coisas, da reconexão com a natureza, da sensação de dever cumprido serão ampliadas em sua vida. Veja isso como um processo, algo que irá aos poucos ampliando-se cada vez mais. A cada pequeno passo, mudança de hábito e novas opções, você irá se libertando de sua pegada ambiental.