Biocentric Healing

Nossa hipótese do "Biocentric Healing" ou "Biocentrismo da Harmonização" diz respeito à mudança de concepção humana, que deixa para trás o antropocentrismo (o ser humano é o centro do universo) e passa a considerar o Biocentrismo (o ser humano é parte de um todo complexo), com vistas a atingir um possível equilíbrio entre a sociedade humana e a Biosfera planetária.
O erro maior de imaginar a espécie humana como um ser superior e, portanto, senhor de todas as demais formas de vida e matéria existente no planeta, poderá levar tal arrogância a uma derrocada existencial, enquanto retorno lei do retorno dos excessos cometidos.

Por isso que, dois passos são essenciais aqui. Primeiro, uma tomada de consciência de que o ser humano é apenas parte do todo e não o seu centro, na aceitação de limites daí decorrentes. O segundo passo está na assunção de responsabilidades, uma vez que, aquele que tem maior consciência da realidade, passa a ter o dever de atuar para mudar seu próprio rumo na história.

Veja que aqui se faz uma diferenciação de posturas revolucionárias para posturas evolucionárias. Nesse sentido, não se busca um rompimento, a destruição de tudo e o recomeço de uma nova civilização, pura e livre de erros, algo decorrente de um pensamento paranoide e megalomaníaco.

De maneira contrária e buscando uma ação focada na saúde mental, dentro de um processo evolucionário, o que se espera é um gradualismo nas mudanças e, portanto, nada virá de cima para baixo, do "papai Estado", do Direito ou de qualquer esfera de poder supra-humano.

O que se espera, é a algo que surja da ação consciente de cada pessoa, de sua mudança das próprias posturas individuais, do abandono de uma arrogância inconsciente e de uma desídia com o ambiente e as demais formas de vida.

Quando essa tomada de consciência e de ação individual acontecem, possibilita-se à pessoa adentrar a um nível maior de harmonização mental, centramento e equilíbrio emocional, quando então se descobre um sentido e uma missão de vida a ser desempenhada a partir deste momento.

Não se trata, como dito, de um processo de poder ou de imposição social ou estatal. Para se atingir à harmonização biocêntrica, requer-se um retorno a si e reconexão à natureza, com a humildade de recobrar seus próprios passos e tentar, a cada dia, avançar para uma vida de maior conexão bioenergética com o meio. Terapeuticamente, essa é a saída para as neuroses ambientais. 

A palavra "healing", por vezes traduzida erroneamente para "cura", não cabe aqui, uma vez que a dinâmica do processo de harmonização perante o ambiente deve ser algo contínuo. Portanto, a terapêutica humana perante o ambiente deve ser diária, ininterrupta, optativa pelo melhor, com menor impacto sobre as demais formas de vida.

Aos poucos, com seu exemplo pessoal, a interferência de suas ações no Inconsciente Coletivo irá estimular uma massa crítica ao seu redor. Porém, tal empreendimento existencial requer uma determinação individual, até que se chegue a tal estágio, pagando-se o preço já vivido por todos os pioneiros na história, da solidão, da incompreensão e dos dessabores de se avançar contra a maré nos primeiros momentos de sua jornada.

Aos predestinados e desbravadores do Biocentrismo, chegar a esse caminho evolucionário é algo essencial, especialmente pela ampliação metacognitiva de seu espaço escopo de vida, capaz de permitir o atingimento, na sua busca de sentido existencial, de uma missão de vida a ser cumprida, do papel a ser desempenhado perante as demandas mais urgentes no planeta. 

Um beija-flor que contribui com um gotinha de água para apagar o fogo de uma floresta, sabe com humildade e sem arrogância, que seu papel não é o de resolver o problema, mas de dar sua contribuição pessoal e exemplo para a sua solução. Harmonize-se primeiro, pois restante virá logo a seguir.