Teste de sua Consciência Ecológica na Praia

Quando você vai à praia, qual seu nível de Consciência Ecológica em relação aos resíduos de consumo humano realizados neste local. Criamos um tabela, com base nas estruturas psicanalíticas, para você poder avaliar o nível evolutivo dentre as personalidades humanas.
Resíduos Plásticos Coletados numa Caminhada Matutina à Dois
O nível básico aceito seria o do neurótico histérico minimamente consciente. Ou seja, daquele que não impacta o meio por sua presença. Adentra e sai do ambiente praiano e não suja, recolhe seus resíduos e os deposita nos locais adequados à coleta. 

Todavia, nem sempre é assim, pois existem os psicóticos e os psicopatas. Psicóticos enquanto aqueles que jogam resíduos na praia após seu consumo, sem levar em consideração valores ambientais, por inconsciência infantilizada quanto à questão ecológica. Psicopatas enquanto aqueles que jogam resíduos propositadamente, por falta de caráter ou prazer destrutivo de espaços públicos.

Para combater tais níveis patológicos, assim como no organismo existem os chamados macrófagos, encarregados de limpar nocividades, e no reino animal também existem os cães pastores, na vida humana há os neuróticos obsessivos, aqueles dotados dos mais altos graus de consciência e desenvolvimento do lóbulo pré-frontal do cérebro, encarregados de liderar pelo exemplo e ditar os caminhos do melhor a todos, nos avanços das sociedades humanas.

Para tais indivíduos, o ativismo ecológico não é somente o de não poluir, mas também de recuperar e melhorar os ambientes por onde passam. Isso se faz, por exemplo, pela coleta dos resíduos deixados pelos psicóticos e psicopatas.

Neuróticos histéricos, por desídia ou ausência de percepção de sentido, podem até questionar o alcance de tais atos, como se fossem atos inócuos perante o todo já poluído, a ponto de não merecer tal desforço.

Porém, a questão não está somente em transformar a praia em um ambiente sagrado e intacto. A questão está no exemplo e no desenvolvimento da noção de que consciência ecológica requer algo mais do que não poluir. Requer colaborar para reduzir o impacto humano por onde passar e puder, dentro do seu âmbito de colaboração voluntário, retornar o ambiente ao seu melhor e incentivar a evolução das estruturas dos presentes, no mesmo sentido.

Trata-se de uma marca pessoal a ser desenvolvida pelas personalidades intelectualmente mais avançadas, dentro de sua evolução estrutural, aos pontos mais exigentes da civilidade, para os quais Freud reconhecia a característica de introjeção e sublimação do indivíduo pelo melhor, pelas regras sociais e por seu papel na organização psíquica da vida humana em sociedade.

Para entender mais sobre o assunto das estruturas da personalidade e sua possível evolução: BERGERET, Jean. Personalidade normal e patológica. Porto Alegre: Artmed, 1998.