Fazedores Sustentáveis

Fazedores são uma categoria de pessoas que atinge ao terceiro nível da sustentabilidade aplicada: o pragmatio. Eles não só conhecem o conceito de sustentabilidade seu importância atual, bem como a aplicam em suas vidas, no espaço privado e no espaço profissional.

Como fazem? Os fazedores sustentáveis aplicam as noções básicas de redução de sua pegada individual no dia a dia, em opções mais ecológicas de consumo e de realização existencial.

No âmbito profissional, os fazedores usam suas "skills" (habilidades) para o desenvolvimento de novas tecnologias, no seu âmbito de atuação. São empreendedores natos de novas tecnologias e buscam, mediante as inovações, contribuir na mitigação do impacto de suas atividades. 

Podem ser inventores, informatas, engenheiros por excelência. Mas também nas áreas sociais há fazedores, com atuação na educação, no direito. No campo das biologia podem ser médicos, biólogos e demais profissionais, com foco na qualidade de vida. 

Para se tornar uma fazedor, basta introduzir a sustentabilidade dentro de suas preocupações existenciais e iniciar um processo diário de consciência sobre o assunto. Aos poucos, vá expandindo a teoria para a prática, ao estabelecer, com coerência, ações na sua vida privada, concomitante com a vida profissional.

Com a possibilidade da individualização das tecnologias, os fazedores irão compor espaços personalíssimos do setor terciário, e poderão ser os primeiros representantes de uma nova economia a serem observados e avaliados.