O que é viver sustentável?

Antes de começar a escrever sobre 100 Maneiras de Viver Sustentável, o primeiro post deve ser voltado à questão do que venha a ser viver sustentável. A seguir, será delimitado esse entendimento, a ser utilizado enquanto introdução à temática.

Dentro da proposta aqui estabelecida, viver sustentável é a opção individual e racional, efetivada pelo indivíduo consciente das condições atuais de insustentabilidade da vida humana no planeta, que decide dar sua contribuição ao melhor, com as ações pessoais capazes de mitigar sua pegada ambiental existencial.

Pegada ambiental que leva em consideração a capacidade de suporte do planeta, ou seja, a quantidade de recursos naturais necessários à manutenção do equilíbrio ecológico na biosfera, a qual não mais é suficiente e está, ano a ano, a sofrer o impacto das realizações humanas globaid.

Uma vez consciente de seus deveres humanos perante a biosfera planetária, cada um pode, a partir de ações pontuais, ir aos poucos alterando seu modo de vida, ao adotar mitigações decorrentes de melhores opções de realizar sua existência, ao eliminar certos impactos e a mitigar outros.

Deve ficar claro que não há como viver sem impactar. Toda realização humana causará algum impacto. Esse não é o problema. A questão está em eliminar aquilo que for possível, mitigar dentro de suas forças e assim, contribuir para uma redução gradativa dos impactos humanos no conjunto.

Vale aqui a força do exemplo. Sua multiplicação a partir de cada indivíduo que, por sua iniciativa, acaba por influenciar as condutas no seu entorno, das pessoas sobre sua conexão. Esse papel instrutor é desempenhado mesmo inconscientemente perante os demais. Basta para tanto, uma ação consciente em prol da sustentabilidade para dar início ao processo de influência no inconsciente coletivo geral.

Adotar a sustentabilidade enquanto meta de vida é a maior revolução acessível a qualquer indivíduo. Aberta a quem busque uma missão emancipatória vibrante, uma projeto existencial libertário e engrandecedor, a somar-se em esforços e qualidades intelectivas é bioéticas, essenciais neste momento ao enfrentamento de crise ambiental mundial.