Poluição Interna Insustentável: churrasqueiras, fogões à lenha e lareiras

Em termos de poluição, a eficiência energética de fogões à lenha, lareiras e até churrasqueiras, na queima de madeiras em estado cru ou carvão, é baixa se comparada aos fogões à gás, pois a quantidade de material a ser queimado e a poluição emitida, em termos de carbono e outras substâncias tóxicas, é bem maior no caso dos fogões à lenha, lareiras e churrasqueiras.

O problema é um dos mais graves em termos de saúde pública mundial, pois devido ao seu baixo custo, o uso de lenha ou carvão (até mesmo o carvão mineral - coque) é predominante entre as populações mais pobres do planeta. E isso pode estar associado ao alto índice de c.a de pulmão, enquanto uma das principais tipos dessa doença que causa mortes no mundo.

Ainda mais grave é o fato de que esse tipo de poluição impacta diretamente as pessoas dentro de seus lares, quando fornos, fogões à lenha e lareiras, mesmo que as devidas chaminés instaladas, acabam por liberar no ar os perigosos nitritos e nitratos disperso na fuligem da queima.

A coisa se complica ainda mais nas casas mais precárias, onde o fogão geralmente não é instalado a contendo e a fumaça toda é lançada dentro da residência.

Do lado da classe média ou mesmo dos mais ricos, o risco volta-se ao uso de fogões à lenha ou lareiras para aquecimento no inverno dentro das casas, conforme hábitos herdados de família que, por memória emocional, são difíceis de serem abandonados sem uma correta racionalização quanto aos riscos assumidos. 

Em termos de churrasqueiras, o problema também acontece, pois mesmo instalada em ambientes semi-externos ou externos, parte da fumaça é absorvida principalmente por aqueles que se colocam enquanto assadores, e ficam por horas expostos diretamente à queima e emissão dessa fuligem.

Tais substâncias, em forma de micropartículas, são absorvidas pelos alvéolos pulmonares e lá permanecem depositadas de maneira residual por anos a fio. E por isso, podem provocar problemas de saúde no longo prazo.

A solução para mitigar tais problemas é: 

a) a substituição da lenha ou do carvão por gás em fogões e lareiras.

b) a instalação de chaminés adequadas em casas e a colocação da fornalha do lado de fora da residência.

c) o banimento do uso de fogões e lareiras à lenha para aquecimento nas residências;

d) o uso de máscaras quando presente ao contato direto com a queima de madeira ou carvão.

Para ler mais:  http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,um-brasil-sufocado-pelo-atraso,1697446  Acesso em: 01/06/2014.