Derretimento de geleiras na Antártida é 'irrefreável', dizem cientistas

"Dois novos estudos mostram que a água morna dos oceanos está corroendo a base da camada de gelo, em um processo que não pode mais ser interrompido"(para ler na íntegra, clique aqui). Tal ocorrência leva em consideração uma cadeia de agressões ao ambiente, pela superpopulação e o modo de vida focado no alto consumo de carbono.

A consequência maior de tudo isso será o aumento do nível dos oceanos, com a invasão das águas nas regiões costeiras. A perda do gelo das regiões polares provoca um outro problema cíclico, que é a perda da refração dos raios solares para o céu. Com isso, os raios são absorvidos pelas águas dos oceanos e o calor irradiado acaba por aquecê-las ainda mais, num ciclo contínuo de aquecimento.

Em decorrência disso, as correntes marítimas tendem a se alterar também, desequilibrando o fluxo dos ventos, das estações do ano e provocando eventos climáticos inéditos.

Como isso não pode mais ser interrompido, a única possibilidade existente é retardar ou mitigar os efeitos desse processo, com soluções sustentáveis.