Piketty e a Sustentabilidade Econômica

Na Revista Veja do dia 11/06/2014, edição 2377, ano 47, n.24, a entrevista das páginas amarelas é com Thomas Piketty, economista francês, cujo estudo sobre os avanços do Capitalismo está na prestigiada obra "Capital no Século XXI". Para o autor, o Capitalismo tende a prosperar, desde que corrigida a variável da desigualdade, uma vez que o capital cresce muito mais que a renda das pessoas, causando o desequilíbrio econômico entre todos.

Para ele, existem duas correções possíveis. Uma delas é pelo crescimento da economia mundial a mais de 4% ao ano, coisa que ele mesmo considera impossível, insustentável, salvo uma guerra mundial, que obrigue à reconstrução da sociedade. 

Outro caminho é pela cobrança de impostos progressivos sobre o capital, de modo a não permitir que seu crescimento gere desigualdade, ao não acompanhar o crescimento da renda nas sociedades econômicas.

Reestruturações do capitalismo são necessárias e representam uma correção dos rumos econômicos de grande parte da humanidade. Neste ponto, Piketty tem razão, ao propor a busca de sustentabilidade econômica, antecipando o caminho e evitando, assim a correção por seleção natural, que uma guerra traria à humanidade futuramente, pela insustentabilidade do Capitalismo atual.