Brasil tem as cidades internacionais "menos bonitas": como reverter isso?

Para James Lovelock, as cidades poderiam ser consideradas "órgãos" do Gaia maior, do planeta Terra. Pois são nelas que a maior parte dos atos de realização humana se materializam. Em investigação realizada por pesquisadores do MIT (EUA), Rio de Janeiro aparece como uma das cidades "menos seguras, mais deprimentes e menos bonitas". Como reverter isso?
Na pesquisa realizada, não se pode dizer que o Rio de Janeiro prescinda de belezas naturais fabulosas. O que se verifica é que, para além delas, há um quadro de desorganização urbanística, aliado à insegurança, que retiram o foco das belezas naturais em face dos problemas existentes.

Para isso ser revertido, há que estimular, por meio de políticas públicas, a ocupação ordenada dos ambientes, criando-se estímulos tributários para o uso urbanístico das áreas, em consonância com as melhores práticas de sustentabilidade.

Por outro lado, bens públicos devem ser revitalizados, assim como os investimentos em mobilidade urbana devem ser aplicados, para que o carro deixe de ser o principal meio de transporte.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a professora de educação artística, aposentada de 80 anos, comanda um grupo de pessoas preocupada em preservar os espaços públicos existentes, além de buscar a criação de outras 22 áreas, potencialmente disponíveis para esse fim. Trata-se da Rede de Novos Parques de SP, recém-criada.

Para ler mais: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/tec/166560-cidades-do-pais-estao-entre-as-menos-bonitas.shtml  Acessado em: 19/05/2014.

 http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/05/19/salasocial-aposentada-de-80-anos-vira-icone-da-luta-por-novos-parques-em-sp.htm  Acessado em: 19/05/2014.