Cidadania Mundial e Sustentabilidade

Garry Davis é o criador do One World, movimento que visa estabelecer um mundo sem fronteiras. Depois de renunciar a sua cidadania americana, 1948, Garry passou pelas décadas seguintes viajando pelo mundo sem passaporte, entrando irregularmente nos países e sendo expulso em muitas ocasiões. Um verdadeiro cidadão do mundo.

A lição de Garry Davis é a de que todo ser humano está unido neste planeta. "Não sou um homem sem país. Apenas um homem sem nacionalidade." (DAVIS, Newsweek, 1978)

Sartre e Einstein chegaram a se filiar ao momento e participaram do Governo de Cidadãos do Mundo, criado por Garry Davis, que emite desde passaportes, identidades, certidões e tem moeda própria. Sua cede fica em Washington.

"A longa insistência de Davis quanto ao direito inalienável de qualquer pessoa de viajar para qualquer lugar prevê, em um espaço de décadas, o atual debate sobre imigração. Da mesma forma, antecipa a atual condição de sem-Estado de Julian Assange e Edward Snowden." (FOX, 2013)

Para Davis, a noção de nações só pode levar à guerras, a partir da criação de fidelidades e divisões entre as pessoas. Seus dois livros de sucesso são: "Passport to Freedom: a Guide for World Citizens" e "My Country is the World: The Adventures of a World Citizen".

A Sustentabilidade é um grande passo para a Cidadania Mundial, a partir de sua característica universal, que faz qualquer cidadão do mundo responsável por mitigar os impactos de sua realização existencial sobre o planeta. Algo sem fronteiras ou senhores, pois cada qual é parte do todo e responsável por sua ação a repercutir globalmente.

Fonte: FOX, Margalit. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/123669-quothomem-sem-nacionalidadequot-via-na-cidadania-mundial-caminho-para-paz.shtml  Acessado em: 13/08/2013.